Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim e a Câmara Municipal de Mesão Frio integram projecto do Ayuntamiento de Lugo, juntamente com a cidade de Alessandria, da região de Piemonte de Itália.
A Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim, a convite pela Consejería de Juventud do Ayuntamiento de Lugo integrará um projecto europeu do Programa da União Europeia «Juventude em Acção», que juntará os concelhos de Mesão Frio, Lugo (Espanha) e Alessandria (Itália). Integram ainda este projecto europeu a Câmara Municipal de Mesão Frio, o Ayuntamiento de Lugo e a Comuna de Alessandria.
O projecto Radares Juvenis é uma iniciativa do Ayuntamiento de Lugo, cujo objectivo principal consiste em constituir uma via de comunicação contínua e interactiva entre os jovens da cidade e a administração local. Para conseguir este objectivo, em cada uma das cidades participantes: Lugo, Espanha, com o Ayuntamiento de Lugo e Fundación para o Desenvolvimento das Tecnoloxias da Información e da Comunicación, Mesão Frio, Portugal, com a Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim e a Câmara Municipal de Mesão Frio, e Alexandria, Itália, com a ASPAL s.r.l,, uma empresa municipal de Alessandria e a Comuna de Alessandria, será seleccionado um grupo de jovens que actuarão como um "radar" entre os seus companheiros, compilando informação sobre os seus interesses e necessidades e transmitindo a oferta de actividades juvenis para a Câmara Municipal. Além disso, com este Projecto deverá potenciar-se a participação da juventude na vida democrática, para o qual se fomentará o seu envolvimento nos projectos juvenis de cada uma das cidades participantes.
Durante os doze meses de duração do projecto, as entidades promotoras trocarão conhecimentos das suas experiências e modelos de gestão, centrando-se em boas práticas de cada um dos radares. Os jovens participantes manterão encontros virtuais através de um blog, do qual se seleccionarão as ideias mais interessantes para levar a cabo em relação com os pressupostos participativos; terão especial relevância aquelas que lutarem a favor da inclusão social de jovens com menos oportunidades. Também será realizada uma oficina transnacional de ideias, com o fim de mostrar in loco o funcionamento dos "radares", e um seminário final de divulgação de resultados em Bruxelas.
Sem comentários:
Enviar um comentário